terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Evangelho mais caro do mundo é vendido por 10,9 milhões de Euros.

O “Evangelho de São Cuthbert” é o livro europeu mais antigo que se conhece. Trata-se de uma cópia manuscrita, em latim, do Evangelho de João, e data do século VII. Ele foi enterrado em Lindisfarne, perto do ano 698, juntamente com o corpo de São Cuthbert, um dos santos mais populares da Inglaterra no período anglo-saxônico.
A história registra que aobra foi enterrada juntamente com o seu autor,São Cuthbert no ano da sua morte em 698 na ilha de Lindisfarne,na Inglaterra. Em 875, os Vikings invadiram a ilha e um grupo de monges levaram com eles o caixão do Santo e o seu conteúdo.
Durante sete anos,os monges andaram em fuga de terra em terra,transportando consigo os valores e acabaram por enterrar o caixão no local onde hoje se encontra a catedral de Durham onde lá permaneceu durante muito tempo.
Essa cópia do livro foi descoberta em 1104, quando o caixão de São Cuthbert foi reaberto e colocado na capela atrás do altar da catedral. Quando os mosteiros foram extintos pelo rei Henrique VIII que rompeu com o papa no século XVI, o evangelho passou pelas mãos de uma série de colecionadores privados. Em 1979, foi emprestado à British Library pela Província Britânica da Companhia de Jesus (jesuítas). Até que em 2011, a obra foi colocada à venda. A British Library tinha a preferência de compra e pagou o valor exigido: 20,5 milhões de reais.  
                                                               
                                                                       Karla Julia

       

Marcadores: