domingo, 26 de outubro de 2014

Grandes Vinhos da Toscana - I -

                                 -  I -

                 Badia a Passignano

"A outra propriedade que nos interessava, e que estava sendo oferecida na praça era  Badia a Passignano. Mais uma ótima oasião para acrescentar qualidade e prestígio à nossa coleção de vinhas no Chianti, também muito perto das fileiras de Tignanello. Outra vez, uma escolha por fazer principalmente com o coração, e não de olhos fixos nos balanços, e sem querer saber ao certo quantos anos aquela terra levaria para compensar o gasto. Ali, bem no meio do terreno, num pequeno planalto calcário, ergue-se desde o ano 1050, sobre as fundações de uma estrutura ainda mais antiga, a abadia de San Michele Archangelo, o mosteiro do fundador da ordem de Vallombrosa, São Giovanni Gualberto.


              Hoje em dia, os monges continuam a morar naqueles aposentos, enquanto a família restaurou e usa as antigas adegas e as mais de duas mil barricas de carvalho que lá se encontravam.
Durante séculos os monges da ordem cultivaram aqui a difícil prática da diplomacia, desempenhando amiúde o papel de mediadores nas controvérsias entre Siena e Florença; aqui trabalharam alguns dos melhores teólogos daquele tempo. E aqui se aperfeiçoou a arte do vinho. Podemos dizer que os monges foram os primeiros a cultivar e com todo o carinho o que chamamos "vinho do Chianti".
         
Fotos: Karla Julia
         Badia a Passiano-Toscana         



 O vinho local era conhecido e apreciado desde a mais longíqua antiguidade, e nesta zona, en San Vivaldo, foi encontrado em 1983 o fóssil de uma planta de Vítis vinífera de pelo menos dez mil anos atrás: a uva mais antiga da Itália.Aqui, na abadia, o pintor Domenico Ghirlandaio deixou o afresco de uma Última ceia onde na mesa, diante dos apóstolos, se didtinguem uns copos de vinho. Aqui, Galileu Galilei, o maior cientista toscano, ensinou matemátiva e tentou ar uma nova ordem ao universo.


E sempre aqui, como já vimos, proovavelmente no rigoroso inverno de 1179, se encontraram um monge e um Antinori para tratar da venda de bens e terrenos, assinando pela primeira vez, na história o nosso sobrenome num pergaminho atualmente guardado nos arquivos de Badia a Ripoli".

(Trecho extraído do livro;"O Perfume do Chianti- História de uma Família " de Piero Antinori

Dica de viagem: Então, se você for a Florença, capital da Toscana, não deixe de ir à região do Chianti.Fica há uns 20 min.de carro. Chegando lá, faça uma visita a Badia a Passignano. Lá, além de uma aula de historia, você poderá harmonizar os melhores vinhos da região com a fina gastronomia da região. É que tal experimentar o vinho que leva o mesmo nome?











fotos:Karla Julia


Marcadores: , ,